PUBLICIDADE
Notícias

Dólar já pode estar elevando preço de TVs, diz Fipe

16:54 | 02/08/2013
A alta do dólar já pode estar começando a afetar os preços de alguns eletroeletrônicos que utilizam componentes importados. Dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), responsável pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), mostram que o valor do televisor em São Paulo, por exemplo, subiu 2,20% em julho. O item tinha registrado queda no fim de junho, de 0,15%. Depois disso, passou a subir. Na primeira leitura de julho, subiu 1,19%; na segunda, 1,06%; e na terceira, 1,85%.

O dólar sobe há três meses consecutivos. Só em julho, a moeda norte-americana acumulou ganho de 2,11% e começou agosto em alta. No primeiro dia do mês, ultrapassou a marca de R$ 2,30 pela primeira vez desde março de 2009.

Apesar de ponderar que é difícil mensurar os efeitos do câmbio nos produtos, o economista e coordenador do IPC, Rafael Costa Lima, acredita que isto já pode estar acontecendo porque o setor de eletroeletrônicos importa vários componentes. Segundo ele, os sinais da depreciação cambial tendem a ficar mais evidentes nas próximas leituras do IPC.

No acompanhamento de preços da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o aparelho de TV também subiu em julho. O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) mostrou um avanço de 1,22% para estes itens.

TAGS