PUBLICIDADE
Notícias

DesenvolveSP: 95% de PMEs estimam mais rentabilidade

18:54 | 15/08/2013
A quase totalidade dos pequenos e médios empresários paulistas preveem que a rentabilidade irá crescer até o fim do ano. É o que mostra uma pesquisa da Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista, órgão ligado ao governo estadual. Pelo levantamento, 95% dos entrevistados afirmam que a rentabilidade de suas empresas crescerá até o fim do ano, sendo que 5% preveem um crescimento superior a 10% e, 26% dizem que o aumento será entre 5% e 10%. Outros 26% contam com um crescimento entre 2% e 5% e, outros 8%, acreditam que o resultado seja inferior a 2%.

Com essa expectativa de crescimento, 56% dos empresários dizem que pretendem contratar pessoas até o término de 2013, 37% esperam manter os atuais funcionários e 7% acreditam em demissões. Ainda no campo das perspectivas para este ano, 78% dos entrevistados pretendem expandir, 16% dizem que manterão e o restante espera perda de mercado. Com relação ao crescimento do País, 53% acreditam que será entre 3% e 5% ao ano nos próximos cinco anos, 33% projetam PIB de até 3% e 14% esperam atividade 5% maior no período.

Apesar do otimismo nesses quesitos, 60% dos empresários vislumbram dificuldades "bem maiores" na condução dos seus negócios nos próximos cinco anos, na comparação com os últimos cinco, enquanto 21% acreditam que as dificuldades serão iguais e 19% confiam que terão menos problemas nesse sentido.

Nesse período, 55% veem a carga tributária e a legislação trabalhista como um dos pontos críticos para o sucesso de suas empresas. Para 31%, lidar com a forte concorrência é o ponto crítico e para 30% é a falta de gente qualificada. Nesse sentido, 40% dos empresários avaliam que melhorar os processos é um dos principais desafios, 39% consideram que seja garantir que a estratégia faça parte do dia a dia da empresa e 35% afirmam que seja motivar e comprometer os colaboradores.

A pesquisa com sete perguntas foi feita entre junho e julho, com 247 empresários em 9 cidades do Estado.

TAGS