PUBLICIDADE
Notícias

Ceará registra quarto pior resultado no comércio varejista em junho

No país, as vendas em junho no comércio varejista tiveram alta de 0,5% entre maio e junho

11:39 | 14/08/2013
O comércio varejista no Ceará teve queda (-0,6%) em termos de volume de vendas, em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado, o que representou o quarto pior resultado no país. O Estado ficou atrás de Espírito Santo (-3,0%), Minas Gerais (-2,9%), Bahia (-1,8%). As vendas no país, por sua vez, avançaram 1,7%.

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quarta-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Ceará, o resultado em junho foi negativo (-0,2%), mas houve uma melhora na comparação com maio (-0,4%). Considerando os demais estados, o Ceará em junho teve o oitavo pior resultado. 

Situação nacional

No país, o comércio varejista teve alta de 0,5% nas vendas entre maio e junho deste ano. Entre abril e maio, havia sido registrada estabilidade nas vendas. Quanto à receita nominal, foi verificada alta de 0,9% em relação a maio.

Na comparação mensal, das dez atividades pesquisadas, o volume de vendas cresceu em seis, com destaque para móveis e eletrodomésticos (1,8%); livros, jornais, revistas e papelaria (1%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1%); veículos e motos, partes e peças (0,9%); combustíveis e lubrificantes (0,9%) e material de construção (0,6%).

Resultado negativo foi registrado nas vendas de artigos de uso pessoal e doméstico (-0,1%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,4%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,5%) e tecidos, vestuário e calçados com -1,4%.


Redação O POVO Online

TAGS