PUBLICIDADE
Notícias

Atividade do comércio cresce 0,2% em julho, diz Serasa

09:05 | 05/08/2013
A atividade do comércio avançou 0,2% no mês de julho na comparação com junho, já descontados os efeitos sazonais, apurou a Serasa Experian. Os maiores avanços na movimentação de consumidores foram registrados pelos segmentos de veículos, motos e peças (1%), combustíveis e lubrificantes (0,4%) e móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (0,2%).

Em compensação, apresentaram recuos no movimento as lojas de material de construção (-0,2%) e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,1%), na comparação também de julho ante junho. O setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios não teve alteração na atividade em julho.

Para a instituição, chama a atenção que os dois maiores crescimentos de atividade no mês sejam de setores interligados: veículos, motos e autopeças (1%) e combustíveis e lubrificantes (0,4%). "A data-base de classes de trabalhadores representativas (bancários, metalúrgicos) neste segundo semestre, as promoções das montadoras e o lançamento dos modelos 2014 podem ter alavancado o movimento nesses segmentos. De qualquer forma, veículos, motos e autopeças ainda crescem pouco no acumulado do ano até julho (3,8%)", apontam os economistas. A atividade do comércio se manteve estável em julho, se comparada com o mesmo mês do ano passado.

Acumulado de 2013

No acumulado de 2013 até julho, a atividade do comércio fechou com alta de 6,8%, puxada pelos segmentos de combustíveis e lubrificantes (7,4%), móveis, eletroeletrônicos e informática (6%) e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (6%). O segmento de veículos, motos e peças cresceu 3,8%, enquanto o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios registrou expansão de 3,6% e o de material de construção aumentou em 2,2% sua atividade no acumulado do ano.

TAGS