PUBLICIDADE
Notícias

Aeroportuários mantêm greve, diz sindicato

09:10 | 01/08/2013
NULL
NULL

Atualizada às 12h54

Os aeroportuários vão manter nesta quinta-feira, 1º, a greve iniciada na quarta, de acordo com o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina). O movimento sindical informa ainda que a paralisação atinge os 63 aeroportos administrados pela Infraero.

Em Fortaleza, a greve prosseguiu durante a manhã no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em seu segundo dia, mas com número menor de funcionários parados, devido à determinação do TST que impôs limites à greve de servidores da Infraero.

Segundo o representante do Sindicato Nacional do Aeroportuários no Ceará (Sina-CE), Jorge Luis, a categoria aguardava ação do setor jurídico, com orientações sobre como devem conduzir o movimento após a liminar do TST.

"Ontem alcançamos em parte nosso objetivo, que era fazer com que a empresa se mexesse. Nós amanhecemos sob o efeito dessa liminar. Faremos nesta manhã uma assembleia pra determinar o rumo do movimento", explicou.

Jorge Luis esclareceu ainda que, enquanto não havia um direcionamento da organização nacional da greve, os manifestantes no aeroporto de Fortaleza cumpriram a determinação. Nos saguões do aeroporto, o movimento era tranquilo entre os passageiros.

Até às 11 horas desta quinta-feira, 1º, a Infraero havia registrado 1 cancelamento e 1 atraso de voos domésticos no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Os números levam em consideração o total de 26 voos realizados durante a manhã de hoje.

"Aqui não é início da linha dos voos, mas os atrasos passam pelo 'efeito dominó' de outras cidades, especialmente São Paulo e Rio, e tem atraso. Cancelamento também", afirma o representante do sindicato.

Limites à greve

Decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) impôs limites à greve de servidores da Infraero, deflagrada ontem em vários Estados, incluindo o Ceará.

O presidente do tribunal, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, decidiu que os controladores de tráfego aéreo não poderão aderir ao movimento, determinou que 70% dos servidores ligados às áreas de operação e segurança e 40% dos demais servidores continuem trabalhando normalmente.

Se a decisão for descumprida, o Sina terá de pagar multa diária de R$ 50 mil. Uma audiência de conciliação foi marcada para o próximo dia 6, às 14 horas, na sede do TST em Brasília.

No Aeroporto Pinto Martins, um grupo de grevistas se concentrou em uma área do subsolo do terminal em reuniões para discutir as estratégias de luta. Durante o dia, a Infraero informou que as atividades nos aeroportos não foram afetadas.


Os aeroportuários reivindicam valorização profissional, maiores reajustes salariais e melhoria nas condições de trabalho. Em nota, a Infraero informou que respeita a manifestação dos empregados, que os salários estão em dia, e que está negociando com o sindicato da categoria um acordo coletivo que atenda aos interesses dos funcionários e da empresa.

 

Redação O POVO Online com informações da repórter Viviane Sobral

TAGS