PUBLICIDADE
Notícias

Abramat: setor de material de construção vende 3,6% mais

08:30 | 20/08/2013
As vendas da indústria de materiais de construção no País cresceram 3,6% no mês de Juho em relação a julho de 2012. Sobre junho deste ano as vendas cresceram 3,3%. Os números são da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), divulados nesta terça-feira, 20.

O resultado de julho faz com que as vendas do setor registrem o quarto mês consecutivo de crescimento em relação aos mesmos períodos de 2012, depois de apresentar resultados negativos em fevereiro e março.

No primeiro semestre de 2013, as vendas cresceram 3,7% sobre igual semestre do ano passado. Já nos últimos 12 meses terminados em julho de 2013, as vendas aumentaram 2,4%, volume abaixo do esperado por empresários. Diante desse cenário, a Abramat diminuiu a projeção de crescimento das vendas em 2013 de 4,5% para 4,0%.

De acordo com a associação, a alta de 4,0% depende de novos estímulos do governo para o setor da construção civil, da manutenção dos níveis de emprego e renda das famílias, e do aumento do ritmo das obras de infraestrutura no segundo semestre. O setor ainda aguarda a desoneração de impostos federais e estaduais (IPI e ICMS) e a redução no custo do gás, importante fonte de energia para segmentos da indústria, como cerâmica e vidro.

"Precisamos pleitear a ampliação do prazo da desoneração do IPI, o que auxilia na aceleração dos projetos de infraestrutura. As ofertas de crédito imobiliário para reformas também vão auxiliar a indústria a atingir esse porcentual de 4,0%", afirmou, em nota, o presidente da associação, Walter Cover.

A pesquisa da Abramat apontou também que os empregos na indústria permaneceram praticamente estáveis em julho ante junho, com leve alta 0,1%. Já em relação a julho de 2012 houve queda de 0,9%.

TAGS