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Um brasileiro é vítima da tentativa de fraude a cada 15,5 segundos

11:36 | 25/07/2013
Os consumidores no Brasil sofreram 1.007.606 tentativas de fraude no primeiro semestre deste ano, que implica que uma vítima foi registrada a cada 15,5 segundos. Os dados fazem parte do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes.

A fraude, conhecida como roubo de identidade, ocorre quando dados pessoais são usados por criminosos para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou fazer um negócio sob falsidade ideológica.

No primeiro semestre de 2012, houve 989.678 tentativas de fraudes e em igual período no ano anterior, 963.631.

Ranking por setor

Nos primeiros seis meses do ano, o setor telefonia teve 400.913 tentativas de fraude contra o consumidor, o que representou 40% do total.

O setor de serviços, que compreende seguradoras, construtoras, imobiliárias e serviços em geral - pacotes turísticos, salões de beleza etc. -, vem em segundo lugar, com 320.711 tentativas de golpe, 32% do total ocorrido.

Em terceiro lugar no ranking vem o segmento de bancos e financeiras, com 191.567 tentativas de fraude, com 19% de participação. O varejo vem em quarto lugar, com 78.428 tentativas de fraude, 8% do total. Em última colocação estão os demais serviços, que totalizaram 15.987, 2% do total do período.

Em igual período de 2012, o setor de serviços liderava o ranking com 37% do total de tentativas de fraude, seguido de telefonia (30%), bancos e financeiras (19%), varejo (11%) e demais setores (2%).

Pesquisas da Serasa Experian apontam que estão mais suscetíveis às fraudes os consumidores que tiveram seus documentos roubados. Com apenas uma carteira de identidade ou um CPF nas mãos de golpistas, dobra a probabilidade de ser vítima de uma fraude.

Redação O POVO Online

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