PUBLICIDADE
Notícias

Porto de Fortaleza tem movimentação de cargas 12% maior no 1º semestre

11:17 | 10/07/2013
O Porto de Fortaleza registrou movimentação de 2.390.325 toneladas de cargas, neste primeiro semestre, o que significa um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram movimentadas de carga 262.305 toneladas a mais que em 2012. O porto é administrado pela Companhia Docas do Ceará (CDC).

Quanto à importação, os derivados de petróleo continuam na liderança entre os itens. O principal destaque da temporada, contudo, foi a movimentação de arroz em contêiner, por cabotagem. O crescimento foi de 55% no período em análise. A movimentação de contêiner como um todo cresceu 37% no período, registrando 41.021 TEUS.

"Somos um porto majoritariamente importador e quase tudo que se movimentou no Porto de Fortaleza foi para o consumo da própria cidade", destacou o diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da CDC, Mário Jorge.

Sobre exportação, as frutas são os destaques: banana e manga foram os itens de maior movimentação.

"Os Portos do Ceará têm tradição e liderança na exportação de frutas, que são produzidas não só nos perímetros irrigados do nosso Estado, mas também vêm de caminhão para exportar pelo Porto de Fortaleza frutas produzidas na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí. Temos vantagem competitiva pela proximidade com a Europa", ressaltou Mário Jorge.

Categorias

Todas as categorias cresceram no acumulado do semestre: carga geral aumentou 22,76%, granel líquido cresceu 11,15% e granel sólido incrementou 7,66% em relação ao primeiro semestre de 2012. No volume total em toneladas, a maior movimentação foi de granel líquido (54%), seguida por granel sólido (26%) e carga geral (20%).

SAIBA MAIS
Os itens mais movimentados (por categoria):
 
Carga geral
Arroz, sal, banana, farinha de trigo, geradores de energia eólica, tambor de freio, produtos químicos, bobina de papel, manga e papel.
 
Granel Líquido
Gasolina, diesel, petróleo cru, gás liquefeito de petróleo, querosene de aviação, óleo combustível, asfalto, óleo de palma, lubrificante e álcool.
 
Granel sólido
Trigo, coque de petróleo, milho, enxofre, superfosfato e sulfato.

Redação O POVO Online

TAGS