PUBLICIDADE
Notícias

Mais de um terço dos britânicos esperam alta de juros

20:48 | 21/07/2013
Mais de um terço dos britânicos acreditam que o Banco da Inglaterra (BoE) vai elevar sua taxa de juros dentro dos próximos 12 meses, em um indício de que a mensagem do banco central sobre o futuro da política monetária não está chegando a uma fatia substancial da população.

Este mês, o BoE deixou sua política inalterada, mas emitiu um comunicando alertando investidores de que não vai apertar sua política no ano que vem. Segundo a ata da reunião de 3 e 4 de julho, publicada na última quarta-feira, a maior parte dos nove membros do Comitê de Política Monetária acredita que sua principal função é "reforçar a recuperação ao garantir que os estímulos não sejam retirados de forma prematura".

Mas a provedora de dados Markit afirmou que, dos 1.500 britânicos entrevistados entre 10 e 15 de julho, 35% deles acreditam que o BoE vai elevar sua taxa de juros, na atual mínima histórica de 0,5%, dentro do próximo ano.

"Os resultados da pesquisa sugerem que as diretrizes dadas pelo Banco da Inglaterra após sua reunião de julho ainda têm que chegar às famílias", disse Chris Williamson, economista-chefe da Markit.

A pesquisa pode dar ao novo presidente do banco central britânico, Mark Carney, munição nova enquanto busca convencer outros membros do comitê a darem mais diretrizes sobre como a política vai evoluir na medida em que a economia se recupera.

O BOE deve anunciar o resultado de sua discussão sobre diretrizes em 7 de agosto, quando publicar novas previsões para a economia e a inflação. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS