PUBLICIDADE
Notícias

Inflação nos EUA sobe 0,5% em junho ante junho

10:13 | 16/07/2013
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,5% em junho, em comparação com maio, em termos sazonalmente ajustados, segundo o Departamento do Trabalho. Economistas consultados pela Dow Jones previam alta de 0,4%. O aumento do indicador foi conduzido pelos preços da gasolina, de 6,3% em junho, ajustada sazonalmente, após terem ficado estáveis em maio. Em bases anuais, o CPI avançou 1,8% em junho, perto da meta oficial de 2% do Federal Reserve (Fed).

O núcleo do CPI, que exclui as categorias de alimentos e energia, subiu 1,6% em junho, em relação ao mesmo período do ano passado, o menor ganho anual em dois anos. Na comparação mensal, o núcleo avançou 0,2% em junho, em linha com as projeções.

A inflação tépida poderá levar alguns membros do Fed a defenderem o adiamento do início da redução do programa de compras de ativos do banco até dezembro, ou mais tarde. O presidente do Fed de Saint Louis, James Bullard, disse na semana passada que estava preocupado que as pressões inflacionárias possam estar aumentando muito lentamente e o banco central possa ter de fazer uma manobra política em resposta a isso. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS