PUBLICIDADE
Notícias

Grécia teria déficit de financiamento de �10 bi

09:34 | 17/07/2013
O jornal alemão Sueddeutsche Zeitung disse nesta quarta-feira que a Grécia precisa de 10 bilhões de euros em setembro para cobrir seu déficit de financiamento, o que poderia ameaçar o desembolso de ajuda futura ao país. O jornal citou um funcionário da Comissão Europeia como fonte. Mas a Comissão Europeia desmentiu a informação. O porta-voz da Comissão, Simon O'Connor, afirmou no Twitter que o programa da Grécia está "totalmente financiado pelos próximos 12 meses".

Segundo o porta-voz, os credores internacionais da Grécia já tinha revelado publicamente que havia um déficit de entre 2,8 bilhões de euros e 4,6 bilhões de euros no financiamento da Grécia que precisaria ser coberto de alguma forma. Ele afirmou que qualquer déficit subsequente no programa "será avaliado no devido tempo com base em fatos e não em especulação".

Na semana passada, os credores internacionais alertaram a Grécia que poderá enfrentar um déficit fiscal de pelo menos 2 bilhões de euros durante os próximos dois anos se reformas estruturais e cortes de gastos não forem implementados, de acordo com um documento oficial.

A avaliação da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu (BCE) apresentada na reunião mais recente do Eurogrupo destacou também que a Grécia enfrenta um desafio de financiamento de prazo mais longo em 2015 e 2016 que poderia ser de "mais de 1,75% do PIB e mais de 2% do PIB, respectivamente".

O'Connor disse que o déficit de financiamento que a Grécia terá entre hoje e o fim de 2014 poderá ser coberto pelo uso da quantia restante do pacote de socorro de 50 bilhões de euros (US$ 65,5 bilhões) destinado a recapitalizar os bancos do país. Uma "reserva não utilizada poderá ser usada para reduzir o déficit de financiamento", mas somente se os testes de estresse no fim do ano dos bancos gregos mostrarem que eles não precisarão de qualquer capital adicional, destacou o porta-voz.

O porta-voz da Comissão Europeia disse que uma estimativa atualizada do déficit fiscal será publicada no relatório da troica "nas próximas semanas", mas destacou que a nova quantia será mais próxima à faixa já pública e "significativamente menor" do que os 10 bilhões de euros reportados pelo jornal alemão. Fontes: Dow Jones Newswires e Market News International.

TAGS