PUBLICIDADE
Notícias

G-20 saudou nova estratégia de comunicação do BCE

19:20 | 21/07/2013
Os banqueiros centrais do G-20 saudaram o sucesso da nova estratégia de comunicação do Banco Central Europeu (BCE) e não pediram diretrizes mais concretas, afirmou o membro do Conselho do BCE Jens Weidmann. Ele também alertou que qualquer atraso na saída do Federal Reserve de sua política acomodatícia somente acentuaria os efeitos negativos do contágio em outros países.

"As diretrizes foram eficientes", garantiu Weidmann. Segundo ele, o BCE está agora em uma posição melhor para orientar as expectativas do mercado. "Não houve discussão sobre acrescentar mais detalhes a essas diretrizes e foi reconhecido que esse foi um passo importante."

Após os primeiros comunicados do Fed sobre redução de estímulos apertarem as condições monetárias da zona do euro em junho, o BCE resolveu ser mais específico ao dizer que as taxas de juros devem permanecer em 0,5% ou abaixo por um "período prolongado".

Weidmann reiterou que essas diretrizes não foram uma mudança na estratégia de política monetária nem um "compromisso incondicional por um certo caminho para a taxa de juros". Em vez disso, foram uma tentativa de fornecer uma comunicação mais clara "em tempo de incerteza" para ajudar os mercados a entenderem que a zona do euro está em uma situação econômica diferente que a dos EUA, disse Weidmann.

Contágio

Weidmann disse que a reação do mercado após o anúncio inicial do Fed "deixou claro que uma saída das políticas de dinheiro fácil ocorre com contágios". Mesmo assim, ele disse que os banqueiros centrais do G-20 concordaram que esses contágios devem ser aceitos e que todas as autoridades de política monetária precisam continuar a atender seus respectivos mandatos.

"Os contágios não podem ser um motivo para adiar uma saída que é necessária", disse Weidmann. "Esses impactos negativos aumentam quanto mais durar o período de taxas muito baixas." Fonte: Market News International.

TAGS