PUBLICIDADE
Notícias

FMI: Ritmo de cortes orçamentários deve ser moderado

09:05 | 07/07/2013
O ritmo dos cortes orçamentários deve ser moderado na Europa e nos EUA para que se possa concentrar mais no crescimento de longo prazo, afirmou a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde. Durante uma conferência econômica na cidade de Aix-En-Provence, no sul da França, a autoridade disse que "é necessário modular o ritmo dessa consolidação".

Segundo Lagarde, o processo chamado de "sequestro" nos EUA foi "totalmente inadequado" porque os cortes no orçamento estavam sendo feitos de forma "cega", o que poderia prejudicar setores que são necessários para o crescimento de longo prazo.

Perguntada sobre potenciais erros que o FMI teria cometido ao forçar a Grécia a rapidamente reduzir a dívida e os déficits, Lagarde disse que "um certo número de elementos não foi levado em conta, incluindo o multiplicador".

O FMI admitiu anteriormente que calculou de forma errada o chamado multiplicador, que é o efeito que um aumento ou um corte nos gastos do governo pode ter sobre a economia mais ampla. Fonte: Market News International.

TAGS