PUBLICIDADE
Notícias

Dia dos Pais: comércio prevê crescimento entre 3% e 4% nas vendas

10:50 | 25/07/2013
O comércio já aguarda o Dia dos Pais, quarta data mais esperada pelo varejo. A expectativa do setor, entretanto, é que o período este ano deve passar por uma desaceleração. Com relação aos shoppings, o crescimento deverá ser de 3% nas vendas, em comparação à mesma data de 2012, segundo expectativa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

A expectativa foi feita após análise realizada junto a varejistas de todo o País, e consolidada no fim da manhã desta terça feira, 23. Segundo a entidade, o crescimento verificado em 2012 foi de 4% sobre 2011.

Essa projeção menor em relação a 2012, de acordo com a Alshop, é reflexo da situação econômica no Brasil. “A evolução de custos e preços produz índice de propensão a comprar menor que o verificado em 2012, os endividamentos cresceram em relação a 2012, gerando uma desaceleração da economia”, avalia a associação.

Pior resultado dos últimos três anos

Crescer 4% em relação ao ano passado é a expectativa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Nos anos anteriores, as expansões foram de 4,75% (2012); 6,86% (2011) e 10% (2010).

Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o varejo este ano não conta com fatores macroeconômicos que ajudavam a aquecer o setor no passado, como os altos índices de empregabilidade e a larga oferta de crédito a juros baixos.

"O cenário econômico é desfavorável. A inflação e a alta dos juros inibem o poder de compra do brasileiro. Prova disso é a queda de praticamente todos os índices de confiança do consumidor", diz Pellizzaro.

Redação O POVO Online

TAGS