PUBLICIDADE
Notícias

Bancos da China precisarão de US$ 100 bi para crédito

14:15 | 21/07/2013
Os bancos da China precisarão levantar até US$ 100 bilhões nos próximos dois anos para fazer frente ao movimento de Pequim de melhorar o acesso aos empréstimos, de acordo com estudo feito por uma firma de pesquisas.

No sábado (20), o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês), em comunicado divulgado em seu website, informou que os bancos do país precisam continuar concedendo empréstimos e estabelecendo uma taxa de juros "razoável". A autoridade monetária eliminou o piso para a taxa de juros na concessão de empréstimo, o que deve acirrar a competição entre os bancos.

Analistas e banqueiros dizem que a iniciativa do PBoC não deve resultar imediatamente em empréstimos mais baratos para os chineses, porque alguns bancos estão emprestando já a taxas de juros perto do piso. Mas no longo prazo, muitos dentro e fora da indústria bancária dizem que o aumento da competição irá ferir a rentabilidade e aumentar a necessidade por mais capital.

Os empréstimos respondem por uma vasta maioria dos lucros dos bancos chineses. O estudo, a ser divulgado na segunda-feira (22), se baseia na análise de cerca de 140 bancos chineses. As informações são da Dow Jones Newswires.

TAGS