PUBLICIDADE
Notícias

Augustin reafirma superávit primário de 2,3% do PIB

12:28 | 03/07/2013
O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, afirmou nesta quarta-feira, 03, que a expectativa de superávit primário para 2013 é de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB), porcentual com o qual o governo irá continuar trabalhando.

Em relação à possibilidade de aumento de tributos, citou a elevação parcial do IPI da linha branca e disse que "esse tipo de acomodação está sendo sempre feito".

O secretário voltou a discordar da análise de que a mudança no estatuto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é uma maquiagem fiscal para ajudar no superávit. "Não há criação de dividendos por nenhum outro instrumento que não seja pelo lucro normal do banco."

Augustin afirmou ainda que, embora ocorra um momento de volatilidade internacional, o governo trabalha com uma expectativa de fazer uma emissão externa "num prazo não muito longo". "Tem essa questão das janelas. Assim que entendermos que houve uma janela boa, vamos fazer sim emissão, até para demonstrar mais uma vez os fundamentos sólidos do Brasil", disse.

O secretário citou também os leilões extraordinários de compra de venda de títulos no mercado interno nas últimas semanas. "Fizemos leilões e se demonstrou que o mercado era comprador de títulos do Tesouro. Um mercado comprador em meio a uma volatilidade grande mostra extraordinária confiança nos fundamentos do Brasil."

TAGS