PUBLICIDADE
Notícias

Acidente pode tirar consórcio espanhol da disputa do TAV

12:15 | 25/07/2013
O acidente com o trem-bala em Santiago de Compostela, que deixou 79 mortos, impedirá o grupo espanhol Renfe de participar como operador do leilão do Trem de Alta Velocidade (TAV) que vai ligar Campinas a São Paulo e ao Rio de Janeiro. De acordo com as regras do edital do trem-bala, confirmadas nesta quinta-feira, 25, pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), cada proponente da disputa deverá apresentar uma declaração "de que não participou de sistema de TAV com acidente fatal no período de cinco anos".

De acordo com informações da Agência Brasil, a Renfe (operadora de ferrovias) fazia parte com a Adif (administradora de infraestruturas) e a Ineco (engenharia e economia de transporte) do consórcio que disputaria a licitação do trem-bala brasileiro. Com o acidente, o consórcio terá de procurar um novo operador de ferrovias para ter condições de participar.

A mesma regra já impedia os chineses de participarem como operadores do TAV brasileiro. Em julho de 2011, um acidente na cidade de Wenzhou, na província de Zhejiang, deixou 33 pessoas mortas e 190 feridas na colisão de dois trens.

TAGS