PUBLICIDADE
Notícias

Yamaha lança moto esportiva com motor
de 3 cilindros

A moto traz uma das mais significativas inovações para a fabricante nos últimos anos: um motor de 850 cc

09:09 | 12/06/2013
NULL
NULL

Nesta terça-feira ,11, a Yamaha lançou o modelo MT-09. A moto traz uma das mais significativas inovações para a fabricante nos últimos anos: um motor de 3 cilindros de 850 cc.

Em nota a montadora diz, “A moto não representa apenas o início de um novo caminho na evolução das motos esportivas, mas também reacende a energia que deu forma à origem do modelo MT”.

Motor & Potência

Atualmente, a maioria das motos possui motores de 1, 2, 4 ou 6 cilindros. As marcas que utilizam a configuração com três cilindros são, tradicionalmente, a inglesa Triumph e a italiana Benelli. O novo modelo foi feito com base no motor apresentado nos salões de Colônia e Milão, no ano passado.

De acordo com o site autoesporte, este motor foi inspirado nos propulsores da R1 (de rua) e M1 (MotoGP), esportivas da marca japonesa que utilizam o conceito "crossplane", no qual os pistões trabalham com intervalos irregulares de explosão entre si, proporcionando entrega de torque mais linear.

Fácil controle

Com este motor, a fabricante promete uma moto ágil e de fácil controle, por oferecer forte torque linear disponível imediatamente. Até porque a moto ficou 10 kg mais leve do que a FZ8, por exemplo. A leveza permitiu desenvolver um quadro compacto, que resulta em uma moto de boa maneabilidade.

Para explorar tal torque, os engenheiros da Yamaha desenvolveram uma nova transmissão, projetada especificamente para atender a este motor.

O tanque de 14 litros e estas novas tecnologias garantem à moto autonomia de 240 km, de acordo com a Yamaha.

Suspensão

A suspensão dianteira é regulável e o curso da roda é de 137 mm. No caso da suspensão traseira, foi utilizado o sistema Monocross, que centraliza o peso e garante um menor número de elementos móveis. Ela também é regulável.Outra importante inovação é o sistema de fixação da balança da suspensão traseira, externo ao chassi. Já as rodas de dez raios utilizam pneus radiais.


Leia mais sobre Carros e Motos no Portal O POVO Online

Redação O POVO Online

TAGS