PUBLICIDADE
Notícias

UE retribui protecionismo da China, diz ministro francês

08:38 | 19/06/2013
A disputa comercial entre a União Europeia e a China sobre painéis solares e outros produtos é simplesmente uma tentativa de responder no mesmo nível ao protecionismo da China, afirmou ministro de Indústria da França, Arnaud Montebourg, nesta quarta-feira.

"Notamos que a China é protecionista, por isso, é normal que sejamos protecionistas em relação a ela, isso é chamado de reciprocidade", disse Arnaud Montebourg em entrevista à emissora de rádio Europe1.

O ministro afirmou que o comércio da União Europeia é mais aberto do que os de outros países do mundo.

Este mês, a UE impôs tarifas de 11,8% sobre as importações de painéis solares chineses, células solares e placas de silício. Essas tarifas devem aumentar para uma taxa média de cerca de 48% em 6 de agosto, a menos que os dois lados possam chegar a uma solução comum, que deverá envolver o acordo de fabricantes chineses de equipamentos solares em exportar seus produtos acima do preço mínimo.

Após a decisão da União Europeia, a China anunciou uma investigação antidumping sobre vinhos europeus, o que poderia levar a um aumento substancial das taxas de importação. A China também está considerando tomar medidas antidumping contra tubos de aço europeus.

As restrições comerciais de ambos os lados têm levantado preocupações sobre uma possível guerra comercial entre a Europa e a China. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS