PUBLICIDADE
Notícias

Sobe 1,1% fluxo de veículos nas estradas, mostra ABCR

11:25 | 10/06/2013
O fluxo total de veículos pelas estradas pedagiadas do País cresceu 1,1% em maio em relação a abril, já descontadas as influências sazonais, segundo o Índice ABCR divulgado nesta segunda-feira, 10, pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e a Tendências Consultoria Integrada. O fluxo de veículos leves avançou 2,9% na mesma base de comparação já livre dos efeitos sazonais e a movimentação dos veículos pesados recuou 4,1%. A movimentação dos leves está relacionada ao desempenho da renda das famílias e a dos pesados, à variação da produção industrial.

Na comparação com maio de 2012, de acordo com a ABCR e Tendências Consultoria, o fluxo total de veículos que passaram pelas praças de pedágios em maio último cresceu 5,9%. O fluxo dos leves avançou 6,9% e o dos pesados, 3,3%. No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em maio deste ano, o fluxo total de veículos nas estradas pedagiadas acumulou alta de 3,9%. Os leves acumularam alta de 4,5% e os pesados, de 2,5%.

O crescimento do fluxo de veículos leves em maio em relação a abril foi associado pela economista Alessandra Ribeiro, da Tendências Consultoria Integrada à melhora do mercado de trabalho, que começou em abril.

Alessandra também associou o crescimento das passagens de veículos leves pelas praças de pedágios ao abrandamento da inflação no período, especialmente dos preços dos alimentos. "A melhora do mercado de trabalho, já notada em abril, e o abrandamento da inflação, principalmente em relação ao item alimentos, criou esse espaço", afirma Alessandra. "Esses são fatores relevantes que podem explicar a performance um pouco melhor dos leves", disse a economista.

Já o fluxo de pesados, que recuou 4,1% em maio ante abril, segundo a economista da Tendências, "é uma devolução de uma alta muito expressiva em abril". De acordo com Alessandra, a supersafra de grãos, aliada a uma indústria mais forte, ajudou a magnificar o desempenho dos pesados, no mês passado. "O que vemos agora tem mais a ver com essa acomodação", explica.

Indústria

A expansão de 5,9% no fluxo total de veículos nas estradas administradas por concessionárias privadas de 5,9% em maio sobre idêntico mês de 2012 é reflexo da melhora do setor industrial, de acordo com a economista Alessandra.

"A recuperação da indústria de fato entrou numa trajetória bem melhor em abril, com sinais de uma recuperação mais sustentável, moderada, mais otimista, e isso se reflete na comparação anual de pesados", analisa Alessandra.

Para a economista, no que se refere aos leves, a margem se mostra um pouco melhor. "Mas o que esperamos é moderação, um ritmo de crescimento não muito maior do que esse", disse ao se referir ao crescimento de 6,9% dos veículos leves e de 3,3% dos pesados em maio sobre maio do ano passado.

Pedagiadas

O fluxo total de veículos pelas estradas pedagiadas do País cresceu 3% no acumulado do ano até maio sobre igual período do ano passado. Considerando essa mesma base de comparação, o fluxo de leves cresceu 2,8% e o de pesados, 3,6%. "O fluxo de pesados está crescendo de forma mais expressiva pela questão da supersafra, que ajuda a garantir esse total. No entanto, devemos também levar em conta a recuperação mais ritmada da indústria", assegura Alessandra.

TAGS