PUBLICIDADE
Notícias

Reabastecida, Angra 2 opera com 80% de potência

12:29 | 03/06/2013
O reabastecimento da usina nuclear de Angra 2 foi concluído. Com isso, a unidade já voltou a operar e está gerando energia para o sistema elétrico, informa a Eletrobras Eletronuclear. Em nota, a companhia cita que Angra 2 foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) no último sábado, 01, às 19h59min, após parada programada para reabastecimento de combustível e atividades periódicas de inspeção e manutenção. A unidade estava desligada desde o dia 4 de maio. O próximo reabastecimento de Angra 2 está previsto para meados de 2014.

Conforme nota divulgada pela empresa, a usina funciona normalmente e está em processo gradual de elevação de potência, de acordo com o programa estabelecido com o Operador Nacional do Sistema (ONS). No momento, Angra 2 está operando com 80% de potência, o equivalente a 1.080 Megawatts (MW).

Durante a parada programada, cerca de um terço do combustível nuclear foi substituído. Também foram realizadas cerca de quatro mil tarefas que precisaram ser feitas com a usina desligada. Entre as ações realizadas, foram executadas inspeções e revisões de equipamentos de uma das redundâncias de segurança da usina; inspeção visual do pressurizador e de gerador de vapor; revisão e troca das pás do rotor de uma bomba de água de refrigeração principal; revisão de uma turbina de baixa pressão; substituição de bancos de baterias da usina; revisão de atuadores e das estações de controle de diversas válvulas; e modernização do sistema de controle do reator e do sistema de segurança para casos de perda de energia externa.

A Eletronuclear é uma subsidiária da Eletrobras. Atualmente, a geração nuclear corresponde a 3% da eletricidade produzida no País, com as usinas de Angra 1 e Angra 2. A empresa destaca que Angra 3 - que está em construção - será capaz de gerar mais de 10 milhões de MWh por ano quando entrar em operação comercial, em 2016. A unidade terá potência de 1.405 MW.

TAGS