PUBLICIDADE
Notícias

Petrobras defende leilões por fontes de energia

12:05 | 11/06/2013
Em razão das dificuldades em firmar novos contratos de suprimento de gás natural para térmicas, a Petrobras defendeu a realização de leilões de energia por fontes para melhor capturar as vantagens comparativas do gás. "O que desejamos é um leilão pelo mérito da fonte energética", afirmou o gerente executivo corporativo de área de Gás & Energia da Petrobras, Hugo Repsold, que participou, nesta terça-feira, 11, de seminário de gás promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP).

Nas condições em que os leilões de energia nova vêm sendo estruturados pelo governo federal, que busca a contratação das fontes de energia pelo menor preço, o gás natural não tem se mostrado competitivo na disputa com outras fontes, como as usinas eólicas. "Isso é legítimo. O leiloeiro quer o menor preço. Só que ao pegar o menor preço, o gás não consegue se viabilizar", argumentou Repsold.

Apesar do preço mais elevado, o executivo ponderou que o gás natural tem uma vantagem, que é a possibilidade de ser consumido em projetos térmicos próximos aos centros de carga, o que aumenta a segurança e reduz o custo da transmissão. "Quanto custa isso? Podemos acionar e desligar uma térmica a gás a qualquer momento. Qual é o valor disso?", afirmou o executivo, destacando a grande flexibilidade das termelétricas a gás. "Um leilão por fonte resolveria isso, ao perceber qual é a contribuição que o gás pode dar", acrescentou o gerente executivo.

Enquanto não for definido um modelo mais atrativo para a inserção do gás nos leilões de energia, o executivo projetou um avanço modesto da fonte na matriz elétrica no médio prazo.

TAGS