PUBLICIDADE
Notícias

Para Mantega, desempenho fiscal 'tem sido muito bom'

20:04 | 12/06/2013
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o desempenho fiscal da economia brasileira tem sido muito bom e o nosso superávit primário foi um dos maiores do mundo durante dez anos consecutivos. "O que está atrapalhando é essa crise que começou em 2008 e reduziu um pouco o tamanho do superávit", afirmou. "Mas ainda estamos fazendo em valor elevado, de modo que o déficit nominal vem caindo e a dívida líquida vem caindo apesar da crise."

O ministro disse que esse último indicador deve fechar 2013 abaixo de 35% do PIB. Segundo Mantega, o Brasil está tendo um desempenho fiscal entre os melhores do mundo, enquanto economias avançadas tiveram déficits enormes no ano passado e o País fez um primário de 2,1% e um nominal de 3,1% do PIB. "Portanto, estamos muito bem com o desempenho fiscal. Vou repetir para ver se alguém grava isso: as grandes despesas do governo estão caindo e estão sob controle. Não procedem essas críticas."

Mantega acrescentou que o governo faz monitoramento permanente das contas públicas, com contenção de gastos. "Já fizemos contingenciamento de 10% das despesas correntes dos ministérios. Existe preocupação permanente dos gastos. Eles estão sendo contidos e faremos os resultados primários que estão sendo divulgados."

A margem para corte de gastos, segundo o ministro, "é o que for necessário para garantir que os 2,3% de superávit primário sejam atendidos". "Temos que rever isso à luz da arrecadação e à luz da despesa. Então é a partir disso que tomaremos a decisão. Se temos de fazer mais 5, mais 10 mais 20 bilhões de reais de corte, essa decisão não existe no momento."

TAGS