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Mercedes-Benz, Daimler/Renault-Nissan devem produzir CLA em Resende (RJ)

Nenhuma das marcas assume oficialmente o acordo, mas, segundo informações de fontes ligadas ao governo, o projeto já tem até nome interno: Kompressor

10:38 | 10/06/2013
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O novo Mercedes CLA poderá ser produzido em Resende (RJ) como resultado da parceria Daimler/Renault-Nissan. Nenhuma das marcas assume oficialmente o acordo, mas, segundo informações de fontes ligadas ao governo, o projeto já tem até nome interno: “Kompressor”.

Informações do site carplace dão conta de que Mercedes terá uma parte da fábrica destinada aos seus produtos. E a produção do CLA deve ser iniciada já no fim de 2014 em regime CKD (com a maioria das peças importadas).

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Potência

O motor será o 1.6 turbo usado nos Classe A e Classe B importados, mas até lá deverá ter injeção flex – a engenharia da Mercedes desenvolve esse propulsor turbo flex na Alemanha desde o ano passado.

A produção conjunta de Nissan e Mercedes também explica porque o terreno da futura fábrica conta com mais de 196 mil metros quadrados, cerca de quatro vezes maior que a unidade da PSA (aproximadamente 56 mil metros quadrados) localizada na vizinha Porto Real (RJ). Com produção inicial de 200 mil veículos, a unidade será a maior da Nissan fora da Ásia.

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Parceria milionária

A parceria entre Daimler/Renault-Nissan não vai se encerrar por aí: depois do CLA, a Mercedes deve produzir o próprio Classe A e também o SUV compacto GLA (até então mostrado somente como conceito), ambos já em estudo para nacionalização. Afinal, o CLA pertence à mesma família de modelos, o que permite grande comunização de componentes.

Por parte da Nissan, serão fabricadas em Resende as versões reestilizadas do March (com base no modelo já mostrado lá fora) e Versa a partir do próximo ano, seguidos de um inédito SUV compacto derivado do conceito Extrem, mostrado no Salão de São Paulo no ano passado. O jipinho usará os conhecidos motores 1.6 16V de 111 cv e, provavelmente, o 1.8 16V de 124 cv (emprestado da Livina) nas versões mais caras.

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Por fim, a Nissan começa a transferir sua sede para o Rio de Janeiro a partir de setembro deste ano. E a marca já conseguiu junto ao Detran de Resende a autorização para utilizar suas placas de teste. Ou seja, logo teremos mais segredos rodando por aí.

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Redação O POVO Online

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