PUBLICIDADE
Notícias

Mantega: ninguém falou de descontrole da economia

12:53 | 26/06/2013
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quarta-feira, 26, em audiência na Câmara dos Deputados, que não viu ninguém na rua falando de descontrole da economia. "Posso ter perdido alguma coisa", admitiu. Ele se referia às manifestações populares que tomou as ruas nos últimos dias, às quais ele classificou como "eventos normais de uma democracia e que assim devem ser encarados, com exceção de atos de vandalismo, que não devem ser tolerados". "Aqui em Brasília, estamos acostumados com movimentações de rua. Temos toda semana, é um fenômeno normal", afirmou.

Mantega disse que a diferença entre os protestos no Brasil e no exterior são as pautas. "Nos países avançados, reivindicam salários, empregos. Aqui, são reivindicações específicas e são feitas por jovens e classe média."

O ministro disse que a pauta das manifestações no Brasil é extensa e que se refere a várias esferas de governo. "Compostas por diferentes partidos, é importante destacar", colocou. "A condição social do brasileiro melhorou muito nos últimos anos. É natural que se anseie por condições ainda melhores, que melhore segurança, saúde, educação. Nós, governos e parlamento temos que procurar atender."

Fofocas

O ministro afirmou também que são fofocas as informações que circularam sobre a sua saída do governo. "Se vamos dar ouvidos a fofocas, estamos perdidos", argumentou. Mantega disse que, quando há fofocas sobre membros eminentes do parlamento, o governo não dá ouvido. Segundo ele, pode haver motivos escusos por traz dos boatos.

Para Mantega, neste momento de mudança na política do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), colocar em dúvida a solidez da equipe econômica é contribuir para a turbulência. "Deve ter alguns que torcem por isso. Deve ter gente que quer enfraquecer o governo e não devemos dar ouvido porque não tem fundamentos."

TAGS