PUBLICIDADE
Notícias

Leilão do pré-sal será em 22 de outubro

12:36 | 11/06/2013
O diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Helder Queiroz, informou nesta terça-feira, 11, que o leilão do pré-sal ocorrerá do dia 22 de outubro. O edital da licitação está previsto para ser divulgado na segunda quinzena deste mês.

Queiroz adiantou que a agência irá determinar que, em cada consórcio participante do leilão, a fatia mínima por empresa será de 10%. Como a participação mínima da Petrobras em cada consórcio é de 30%, sobrando 70% para parceiros, o máximo de empresas por consórcio será de oito, contando com a estatal.

Sem dar muitos detalhes sobre o valor do bônus de assinatura que será cobrado na licitação, Queiroz ressaltou que o montante será suficiente para atrair o maior número de empresas possível.

O leilão será realizado no Rio de Janeiro e não em Brasília, como chegou a ser cogitado pela diretora-geral da ANP, Magda Chambriard. Na época, a interpretação do mercado foi de que aconteceria na capital federal para que a presidente Dilma Rousseff pudesse participar.

"Mas existe avião. Ela poderá vir. Será muito bem-vinda", brincou Queiroz, complementando que, do ponto de vista logístico, será melhor que a concorrência aconteça no Rio. "O leilão tem todo um significado importante que não podemos negar. Não é qualquer leilão", disse o diretor da agência.

TAGS