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Índice de confiança do consumidor alemão sobe para 6,8

08:28 | 26/06/2013
O índice de confiança do consumidor da Alemanha atingiu o nível mais alto em quase seis anos, uma vez que o mercado de trabalho robusto e um aumento dos salários estão elevando as perspectivas de renda das famílias e suas expectativas econômicas.

O índice de confiança do consumidor medido pelo GfK subiu pelo sexto mês consecutivo para 6,8 pontos em julho, de 6,5 em junho, atingindo seu nível mais alto desde setembro de 2007. O índice também superou a previsão de economistas de uma leitura inalterada de 6,5 pontos. O indicador de clima geral dos consumidores refere-se a julho, mas todos os subíndices referem-se ao mês atual.

"O otimismo parece estar ininterrupto", disse o GFK em sua pesquisa mensal, confirmando uma estimativa anterior de que o consumo privado alemão deverá crescer cerca de 1% neste ano, em termos ajustados pela inflação.

A GfK disse que as expectativas de renda das famílias e suas perspectivas econômicas melhoraram ainda mais em junho, ao mesmo tempo em que a disponibilidade a economizar atingiu seu nível mais baixo desde a reunificação alemã. "Em vista das taxas de juros historicamente baixas, a poupança não é atraente", disse o GFK.

O subíndice de expectativas de renda aumentou pelo terceiro mês consecutivo, para 36,2 pontos em junho, de 33,9 em maio, sustentado por um mercado de trabalho estável e aumento dos salários. A medida de expectativas econômicas, por sua vez, subiu para 1,1 ponto em junho, acima da sua média de longo prazo de zero, mas ficou abaixo do nível de 3,0 pontos em junho passado.

Os cerca de 2.000 consumidores ouvidos pelo GfK mensalmente também se mantiveram otimistas em termos de compras maiores. O subíndice correspondente caiu para 36,5 em junho, de 37,7 em maio, mas permaneceu bem acima da sua média de longo prazo de zero. Fonte: Dow Jones Newswires.

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