PUBLICIDADE
Notícias

França planeja fazer cortes de gastos de 14 bi de euros

15:06 | 29/06/2013
O governo francês pretende cortar o orçamento federal em 14 bilhões de euros no próximo ano, segundo reportagem publicada neste sábado pelo Le Monde, que diz ter tido acesso a documentos relacionados ao assunto. Em 2014, a França tem a meta de reduzir seu déficit em cerca de 20 bilhões de euros, 70% dos quais por meio de cortes de gastos e os 30% restantes através da elevação da receita, informou o jornal francês.

De acordo com o Le Monde, a maior parte da economia virá com medidas de controle para salários de funcionários públicos, que representam 80,2 bilhões de euros do orçamento deste ano. O plano é reduzir o ritmo do aumento salarial em 2014 e manter o número de funcionários no mesmo nível deste ano.

O presidente da França, François Hollande, tem sofrido pressões em relação ao déficit do país em 2013 e diz que é muito cedo para estimá-lo porque o crescimento fraco da economia está prejudicando a arrecadação de impostos.

Hollande afirma que não planeja adotar novos impostos este ano para tentar atingir a meta de déficit equivalente a 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB), já que isso poderia afetar ainda mais a economia e comprometer o objetivo de reduzir o próprio déficit.

O PIB francês teve contração por dois trimestres seguidos, o que significa, segundo a definição de vários economistas, que o país está em recessão. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS