PUBLICIDADE
Notícias

FGV: descompasso entre comércio e indústria será menor

15:02 | 13/06/2013
A desaceleração do crescimento das vendas no varejo e a recuperação da produção industrial podem levar a uma redução do descompasso entre comércio em alta e indústria em baixa ao longo deste ano, na avaliação de Aloisio Campelo, superintendente adjunto de Ciclos Econômicos do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). "Olhando a PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) contra a PIM (Pesquisa Industrial Mensal), tem uma tendência agora que o comércio desacelere e a indústria se recupere", afirmou.

Nesta quinta-feira, 13, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou, pelos dados da PMC, que as vendas do comércio varejista restrito subiram 0,5% em abril ante março, na série com ajuste sazonal, abaixo da mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, de 1,00%.

"As vendas desaceleraram um pouco, mas não é uma desaceleração assim tão forte. Exceto pela parte de supermercados, onde tem uma questão. Mas a venda de automóveis, por exemplo, voltou a acelerar. Material de construção foi uma surpresa favorável", disse Campelo, para quem as vendas no varejo tendem a acelerar novamente ao longo do ano, tendo em vista que é no comércio de alimentos que a redução no ritmo de crescimento tem sido maior. Campelo projeta uma alta de 3,0% a 3,5% na produção física em 2013, após queda no ano passado. Até abril, a produção da indústria acumula alta de 1,6% neste ano, de acordo com o IBGE.

TAGS