PUBLICIDADE
Notícias

Dilma anuncia Plano Safra do semiárido para final do mês

14:21 | 06/06/2013
A presidente Dilma Rousseff afirmou que um dos pontos mais importantes do Plano Safra da Agricultura Familiar será o lançamento, no final deste mês, do Plano Safra Semiárido. "O mais importante além da Agência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)", disse. Ela explicou que o governo está desenvolvendo um conjunto de ações na região, como carro-pipa, construção de cisterna, bolsa estiagem e bolsa garantia, além de R$ 32 milhões para garantia de água (segurança hídrica). Dilma afirmou que pretende fazer pelo semiárido "o que não foi feito". "Vamos fazer de forma mais acelerada, pois só a garantia hídrica não dá conta. A seca é um fenômeno recorrente. Vamos ter uma atitude que é a mesma da gente que convive com inverno rigoroso", afirmou. "Vamos criar mecanismos de segurança produtiva. Vamos adaptar o plano safra às condições do semiárido."

A presidente destacou o papel da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que tem propostas de tecnologia para a região. "O governo tem de juntar todas as propostas existentes, com participação dos governos estaduais, para formular o primeiro Plano Safra o Semiárido. E a cada ano vamos aperfeiçoar, até termos o melhor Plano Safra do Semiárido. Nós não só podemos como faremos, juntos, nós faremos", declarou.

Ainda segundo a presidente, a criação da Anater era "uma obsessão" do seu governo. "Tinha de resolver a questão da desigualdade no acesso às tecnologias geradas pela Embrapa, pois temos um uma agricultura tropical de excelência. Temos de dar braços e pernas para a Embrapa."

Segundo ela, a Anater será um órgão de difusão de tecnologia, para quem não tem acesso, os pequenos e médios. Ela lembra que com o uso de tecnologia se produz mais e melhor numa mesma área, com menor custo de produção. Segundo disse, a Anater será "uma via de mão dupla", pois o técnico do setor privado que irá às propriedades difundir as tecnologias também conhecerá as demandas dos agricultores para levar aos pesquisadores.

TAGS