PUBLICIDADE
Notícias

CNC revê previsão de alta do comércio para 4,3%

15:38 | 13/06/2013
As vendas do varejo foram "fracas" em abril, afirmou o economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC) Fábio Bentes. O setor cresceu 0,5% na passagem de março para abril, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, a CNC reviu a previsão de crescimento do setor em 2013, de 5% para 4,3%.

Bentes atribui à inflação o desempenho decepcionante do varejo, principalmente no segmento de hiper e supermercados. Para os próximos meses, no entanto, a expectativa é de reação, com a desaceleração do processo de alta de preços de alimentos e bebidas, de abril para maio (de 0,97% para 0,31%), como demonstrou o indicador oficial de inflação, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Ele ressaltou que, embora os preços de alguns produtos agrícolas, como a soja e o arroz, tenham reiniciado a trajetória de alta no atacado, o esperado é que a retomada da inflação para esses produtos demore a alcançar o varejo. "Da mesma forma que os preços demoraram a cair, irão demorar a subir também. Irá levar de três a cinco meses para o movimento ser repassado ao consumidor final."

TAGS