PUBLICIDADE
Notícias

BC prevê alta de 3% do PIB acumulado em 12 meses

10:43 | 27/06/2013
O Banco Central projetou um crescimento de 3,0% para o Produto Interno Bruto (PIB) acumulado em 12 meses até o final do primeiro trimestre de 2014. A previsão, apresentada no Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira, 27, para este período é inédita. A autoridade monetária destacou que a taxa é 1,8 ponto porcentual superior à observada em igual período deste ano.

Todos os setores da economia, conforme o BC, vão auxiliar nesse desempenho melhor. A estimativa do Banco Central é de que a produção agropecuária deverá aumentar 4,9% ante 3,9% vista no período de quatro trimestres finalizado em março de 2013. O crescimento da indústria está estimado em 2,5%. Na base de comparação, o setor registrou retração de 1,2%.

A indústria de transformação deve subir 3,2% e a da construção civil, 2,6%. A produção da indústria extrativa mineral, segundo o BC, deverá manter-se estável. Já o setor terciário deverá crescer 2,9% no período de quatro trimestres encerrado em março de 2014.

O BC destacou os aumentos projetados para as atividades intermediação financeira, 2,4 pontos porcentuais; comércio, 2,3 pontos porcentuais; e transporte, 2,6 pontos porcentuais; em linha com as perspectivas de crescimento do crédito e de melhora no desempenho dos setores primário e secundário.

TAGS