PUBLICIDADE
Notícias

BC: indústria e comércio terão desempenho pior em 2013

09:12 | 27/06/2013
O Banco Central conta com uma expansão menor para a indústria e o comércio em 2013, segundo o Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira, 27. Já a projeção para o agronegócio é de um crescimento de 8,4% este ano. A estimativa anterior era de 6,0%. O BC ressaltou o desempenho no primeiro trimestre do ano melhor do que o previsto.

Para a produção da indústria, a projeção indica crescimento 1,2% ante 2,3% do último Relatório. Pesou sobre essa revisão a diminuição de 3,1% na produção da indústria extrativa (3% na estimativa anterior) e para 1,1% na da construção civil (1,8% no último Relatório).

O crescimento do setor de serviços em 2013 está projetado em 2,6% para este ano, também uma redução significativa ante a previsão anterior de 3,1%. No âmbito dos componentes domésticos da demanda agregada, o BC ressaltou a elevação, de 4% para 6,1%, na projeção para a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede os investimentos do País.

Essa mudança, conforme o documento, se deu em parte pelos resultados de indicadores coincidentes para o segundo trimestre; e redução, de 3,5% para 2,6%, no consumo das famílias, como observado no primeiro trimestre. A projeção para o consumo do governo passou de 2,8% para 2,4%.

Já em relação ao componente externo da demanda agregada, a variação anual das exportações foi revista em -1,7 ponto porcentual, para 2,8%. Essa alteração, de acordo com o BC, está em linha com o observado no primeiro trimestre, e com estatísticas disponíveis sobre o segundo trimestre.

A expansão das importações foi também revisada, de 7% para 7,6%. A contribuição da demanda interna para a expansão do PIB em 2013 é estimada em 3,4 pontos porcentuais e a do setor externo, em -0,7 ponto porcentual.

TAGS