PUBLICIDADE
Notícias

Alemanha vai emprestar Â? 1 bi para empresas da Espanha

10:34 | 03/06/2013
A Alemanha pretende emprestar quase 1 bilhão de euros para empresas de pequeno e médio porte da Espanha, por meio do banco estatal Kreditanstalt fuer Wiederaufbau (KfW), segundo documento do Ministério das Finanças alemão ao qual a Dow Jones teve acesso.

"As medidas são parte de uma estratégia geral de promover o crescimento e a geração de empregos, especialmente entre os jovens, em certos países da zona do euro que estão sob programas de resgate", diz uma carta enviada pelo vice-ministro de Finanças alemão, Steffen Kampeter, ao presidente do comitê de Orçamento da Câmara Baixa do Parlamento.

O comitê se reúne nesta quarta-feira para discutir as medidas, que incluem um empréstimo de 800 milhões de euros para o banco estatal espanhol Instituto de Crédito Oficial (ICO), que vai repassar esses recursos para as empresas de pequeno e médio porte. Além disso, outros 200 milhões de euros serão investidos em fundos para ajudar essas empresas.

Segundo o Ministério de Finanças, a ajuda para as empresas espanholas deve ser usada como modelo para outros países, especialmente Portugal. Como o ICO é controlado pelo governo da Espanha, a probabilidade de o governo alemão não receber seu dinheiro de volta é pequena, diz o documento.

"O KfW vai fornecer suporte técnico para o estabelecimento de um novo banco de desenvolvimento em Portugal, que é um instrumento vital para o investimento em um crescimento sustentável e geração de empregos", afirma o ministério alemão.

O líder de Orçamento da coalizão de Merkel no Parlamento, Norbert Barthle, disse que as medidas devem ser aprovadas. "Essas ações fazem sentido", comentou. Ele apontou que a Alemanha também ajudou países do Leste Europeu nos anos 1990 com esse mesmo tipo de empréstimo. Fonte: Dow Jones Newswire e Market News International.

TAGS