PUBLICIDADE
Notícias

AIE mostra redução de demanda por combustíveis no Brasil

09:48 | 12/06/2013
O fraco ritmo da economia brasileira já afeta o consumo de combustíveis no Brasil. Levantamento feito pela Agência Internacional de Energia (AIE) mostra que o Brasil consumiu média diária de 2,982 milhões de barris de derivados de petróleo em março deste ano. O volume é 0,4% menor do que o observado em igual mês de 2012. Segundo a Agência, essa é "a primeira queda da demanda na comparação anual em quase quatro anos".

O levantamento divulgado nesta quarta-feira, 12, em Londres mostra que o Brasil consumiu em março uma média de 12 mil barris de derivados de petróleo a menos do que em igual mês do ano passado. O desempenho frustrou as expectativas da AIE, que esperava aumento da demanda e volume 90 mil barris/dia maior do que o resultado apurado.

"A queda reflete as preocupações macroeconômicas que surgiram recentemente, especialmente o impacto das mudanças na atividade econômica chinesa em economias exportadoras de commodities como o Brasil, cujo crescimento dos últimos anos foi em grande parte impulsionado pelas importações chinesas", diz o estudo.

Diante do cenário de atividade econômica mais fraca no Brasil, a AIE rebaixou a previsão para a demanda de derivados de petróleo no País em 2013. Segundo a AIE, o consumo brasileiro deve crescer 3,2% este ano na comparação com 2012, para uma média diária de 3,102 milhões de barris. A estimativa anterior era mais otimista e previa demanda 3,3% maior. Em 2012, vale lembrar, o consumo brasileiro de derivados de petróleo cresceu 4,2% na comparação com o ano anterior.

TAGS