PUBLICIDADE
Notícias

Abeiva vê alta do dólar como 'sinal amarelo'

13:00 | 12/06/2013
O vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), Marcel Visconde, afirmou, nesta quarta-feira, 12, que a recente alta do dólar "acendeu o sinal amarelo" para o setor, mas que o impacto da variação de 7%, só em maio, da moeda norte-americana nos preços ainda é incerto. "É um momento de estresse, o governo está atento, faz ações, mas, sem dúvida, impacta. Contudo, nenhum empresário toma decisões locais pautado em sobressaltos de dez dias", disse Visconde.

Para o executivo, que comanda as operações da Porsche no Brasil, as importadoras terão ainda de aguardar "qual será o novo piso do dólar" para definir se irão aumentar ou não os preços dos veículos. "Sem dúvida essa variável é importante, mas já passamos por isso várias vezes e saberemos como lidar", explicou.

Visconde minimizou a queda 25% nas vendas do setor nos primeiros cinco meses de 2013 ante igual período de 2012, para 44,9 mil unidades, e avaliou que no segundo semestre deste ano os veículos importados terão um desempenho melhor. "O que importa é que, depois do que passamos no ano passado, as companhias, mesmo com vendas menores, apresentaram uma recuperação de resultado econômico e, com isso, poderemos ampliar a visão de renda (margem)", disse.

Ainda de acordo com o vice-presidente da Abeiva, a revisão na previsão de vendas em 2013 - de 150 mil para 130 mil unidades de veículos importados - já ocorre dentro do cenário de que as empresas terão uma margem melhor este ano.

Já o presidente da Audi no Brasil, Leandro Radomile, avaliou ainda que as importadoras poderão se beneficiar das medidas negociadas entre as montadoras e o governo federal para incentivar as exportações de veículos. "Avaliamos que sempre que um mercado amplia a compra de veículos do Brasil a exigência é que a importação também seja feita como contrapartida, o que pode nos beneficiar", explicou.

Radomile informou que a Audi segue em negociações com "os governos federal e de vários Estados" para a construção de uma fábrica da marca no País. "Esperamos fazer um anúncio ainda este ano", afirmou.

TAGS