PUBLICIDADE
Notícias

Abe promete concentrar forças para vencer deflação

10:33 | 26/06/2013
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, prometeu nesta quarta-feira que concentrará seus esforços ao longo dos próximos três anos para superar a deflação, que pesa sobre a economia japonesa há mais de uma década. "Eu entendo que superar a economia deflacionária que persiste no Japão há 15 anos não é tarefa fácil", disse Abe a jornalistas após a conclusão da sessão regular do Parlamento do país.

Abe disse que a coalizão governante, formada pelo Partido Democrático Liberal (PDL) e o Novo Komeito, terá como objetivo ganhar a maioria das cadeiras do Senado nas próximas eleições parlamentares, marcadas para julho. Depois de alcançar estabilidade política, Abe afirmou que seu governo "vai basicamente se concentrar (em superar a deflação) nos próximos três anos".

A Abenomics, que é a política do primeiro-ministro que combina dinheiro fácil e gastos maciços do governo, vem sendo bem recebida pelos mercados e levou o governo de coalizão a um alto índice de aprovação. "Um país que perdeu seu poder econômico não pode exercer força na diplomacia ou na segurança nacional", disse Abe. "Meu foco será a difícil tarefa de reconstruir a nossa economia", acrescentou.

O foco na economia é uma tentativa de dissipar as dúvidas sobre o compromisso de Abe de avançar com medidas de reforma estrutural, que são vistas como fundamentais para transformar a melhora no sentimento do mercado em uma recuperação da economia real.

Em uma pesquisa divulgada hoje, 53% dos eleitores afirmaram que votarão no partido de Abe na eleição para o Senado no próximo mês. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS