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A cada 15,6 segundos, um brasileiro é vítima de tentativa de fraude

10:50 | 25/06/2013
A cada 15,6 segundos, um consumidor brasileiro é vítima da tentativa de fraude conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para obter crédito com a intenção de não pagar ou fazer um negócio sob falsidade ideológica. O dado faz parte do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes.

Entre janeiro e maio deste ano, foram registradas 837.641 tentativas de fraudes. No mesmo período no ano passado, houve 818.629 registros e, em 2011, 798.348 entre janeiro e maio.

Representando 40% do total, o setor telefonia teve 330.920 tentativas de fraude contra o consumidor entre janeiro e maio de 2013. O setor de serviços, que compreende seguradoras, construtoras, imobiliárias e serviços em geral – pacotes turísticos, salões de beleza etc. –, vem em segundo lugar, com 268.628 tentativas de golpe, 32% do total ocorrido no período.

Em terceiro lugar, o segmento de bancos e financeiras, com 159.129 tentativas de fraude, com 19% de participação. O varejo vem em quarto lugar de janeiro a maio de 2013, com 65.643 tentativas de fraude, 8% do total. Em última colocação estão os demais serviços, que totalizaram 13.321, 2% do total do período.

Em igual período de 2012, o setor de serviços liderava o ranking com 38% do total de tentativas de fraude, seguido de telefonia (30%), bancos e financeiras (19%), varejo (12%) e demais setores (2%).

Redação O POVO Online

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