PUBLICIDADE
Notícias

72% dos brasileiros não sabem quanto pagam pelas taxas do cartão

09:57 | 25/06/2013
Quando deixam de quitar o valor integral da fatura do cartão de crédito, 72% dos consumidores não sabem quanto pagam pelos juros. A pesquisa foi realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

De acordo com o levantamento, o cartão de crédito já é utilizado por 77% dos consumidores entrevistados, que declararam possuir pelo menos um (incluindo cartões de banco e de lojas).

A segurança e a praticidade na hora de parcelar uma compra foram os fatores destacados por especialistas em finanças pessoais do SPC Brasil para que os meios de pagamento eletrônicos sejam cada vez mais utilizados em substituição ao dinheiro.

Outro aspecto revelado na pesquisa é que a maioria dos consumidores sabe o quanto paga pela anuidade do cartão (79%), mas sete em cada dez (72%) desconhecem o valor do juro cobrado pelo uso do crédito rotativo.

Além disso, foi detectado que o número de consumidores que dividem os gastos no cartão em parcelas maiores está aumentando significativamente. Em 2012, o percentual da população que dividia as compras em mais de dez vezes para parcelar móveis, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos era de 10%, 11% e 10%, respectivamente. Já em 2013, esses percentuais aumentaram para 15%, 50% e 47%.

O descontrole financeiro — em 41% dos casos — é o principal motivo para a inclusão de dívidas em atraso nos serviços de proteção ao crédito, ficando na frente até do desemprego. Segundo o estudo, 64% da população brasileira já esteve ou está com o nome incluído nesses cadastros.

Redação O POVO Online

TAGS