PUBLICIDADE
Notícias

Volkswagen Brasil: PIB estimulará investimento

15:55 | 14/05/2013
O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, avaliou nesta terça-feira com ceticismo o desempenho do mercado brasileiro de veículos, que teve recorde de vendas no primeiro quadrimestre de 2013 ao crescer 8,7% ante 2012. "Precisamos aguardar as próximas semanas para ter uma visão mais clara do mercado", disse. "Mas o PIB (Produto Interno Bruto) vai voltar a crescer e estimular o investimento", afirmou.

Schmall acompanhou a visita do presidente da Alemanha, Joachim Gauck, à unidade da montadora em São Bernardo do Campo (SP), a primeira construída fora daquele país. Diferentemente das previsões da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que apontam para uma alta de até 4,5% nas vendas de 2013 sobre 2012, o presidente da Volkswagen Brasil estima um crescimento de mercado de 2% a 4 % este ano sobre 2012.

Schmall afirmou ainda que teve um encontro na sexta-feira, 10, com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, mas que tratou apenas de discussões corriqueiras sobre o setor automotivo. Ele evitou ainda afirmar quais serão os próximos lançamentos da montadora no País e brincou, ao ser indagado sobre a chegada do compacto up! ao Brasil. "O up! vai chegar ao Brasil? Não estou sabendo."

Já Gauck conheceu a linha de montagem, o centro de formação profissional e projetos sociais realizados pela Volkswagen na unidade. Num rápido pronunciamento, ele deu parabéns à companhia, que completa 60 anos no Brasil, pela "implantação de uma cultura empresarial alemã no País com a capacidade de gerar negócios mesmo com a situação difícil da economia".

Gauck citou ainda a preocupação da montadora com o "engajamento social" e pela "solidariedade humana". Durante a visita, o presidente da Alemanha mostrou descontração ao se sentar ao lado de crianças do Coral da Gente para fotos e também brincou com uma bola de futebol que ganhou de jovens do Projeto O Direito de Brincar. A agenda de Gauck, iniciada nesta segunda-feira, 13, em São Paulo, com um encontro com a presidente Dilma Rousseff, prevê ainda uma visita ao Rio.

TAGS