PUBLICIDADE
Notícias

Troica destaca "avanço" da Irlanda após ajuda

11:41 | 09/05/2013
A Irlanda fez um "avanço significativo" no saneamento das contas públicas desde que recebeu o pacote de resgate internacional em 2010, afirmou nesta quinta-feira a troica de credores internacionais do país.

No 10º relatório sobre o pacote, a troica, formada pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI), afirma que a Irlanda continua cumprindo as metas atreladas ao programa de ajuda, de 67,5 bilhões de euros, e que os investidores parecem estar olhando o país de maneira favorável.

A troica diz também que discutiu os preparativos da Irlanda para 2014, quando Dublin não mais poderá depender dos empréstimos da zona do euro e FMI, e terá de se financiar nos mercados internacionais de bônus.

"O forte interesse do investidor reflete a crescente confiança internacional na implementação contínua das políticas da Irlanda e a melhora na perspectiva para o serviço da dívida soberana após recentes decisões (de autoridades) europeias". No mês passado, líderes da União Europeia concederam à Irlanda mais tempo para pagar seus empréstimos.

A troica prevê que a o Produto Interno Bruto (PIB) da Irlanda crescerá 1% neste ano e 2% em 2014, apesar da retração econômica na zona do euro, o principal mercado para exportações irlandesas.

"A atividade econômica mais fraca do que o esperado nos principais parceiros comerciais está pesando nas exportações (da Irlanda), mas a demanda doméstica está, até certo ponto, mais forte do que o esperado", diz o relatório. As informações são da Dow Jones.

TAGS