PUBLICIDADE
Notícias

TRF determina retirada de índios de Belo Monte

13:00 | 09/05/2013
A desembargadora Selene Almeida do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) deferiu na noite da quarta-feira, 8, a reintegração de posse do canteiro de obras da usina Hidrelétrica Belo Monte, em Altamira do Pará. As informações são do Ministério Público Federal (MPF). O despacho é do juiz federal Sérgio Wolney Guedes, de Altamira.

A determinação da justiça permite a retirada forçada dos indígenas para a desocupação do canteiro. O despacho também indeferiu os pedidos do Ministério Público Federal (MPF) do Pará de que fosse permitida a presença de jornalistas e advogados na ocupação. O órgão também pedia que fosse permitida a entrada de produtos, alimentos e utensílios essenciais à subsistência, assim como o livre acesso dos profissionais de saúde do Departamento de Saúde Especial Indígena (DSEI).

Desde o dia 2 de maio, indígenas de várias etnias ocupam o sítio Belo Monte exigindo a consulta prévia e a suspensão de estudos e obras de barragens que afetam as terras indígenas. Informações dão conta que o clima no local é tranquilo.

TAGS