PUBLICIDADE
Notícias

Rosenberg: produção industrial mostra PIB próximo a 0,5%

10:45 | 03/05/2013
O resultado da produção industrial de março, abaixo do que o mercado esperava, deve indicar um Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre do ano mais próximo a 0,5% do que a 1% na margem, avalia a economista-chefe da Rosenberg & Associados, Thaís Zara. "Eu já contava com um PIB menor do que 1% no primeiro trimestre. Pode ser que quem estivesse com projeção próxima a 1% revise para baixo. Com esse dado, devemos ter uma concentração mais próxima a 0,5%", comentou Thaís Zara ao Broadcast.

A consultoria trabalha com PIB de 0,8% nos primeiros três meses do ano. Com o resultado da produção industrial divulgado nesta sexta-feira, 03, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a casa pode revisar a previsão para 0,7%, disse a economista, que ainda espera resultados do setor de serviços.

A produção industrial de março ante fevereiro cresceu 0,7%. O resultado veio abaixo da mediana das projeções de analistas ouvidos pelo AE Projeções, de 1,30%. A previsão da Rosenberg era de alta de 1,90% na produção industrial. Em janeiro, a produção industrial cresceu 2,6% na margem, mas fevereiro devolveu o resultado, com queda de 2,4%.

"Os dados confirmam que vamos ver a atividade melhorando de forma ainda bastante lenta e gradual, consistente com uma projeção de PIB de 2,5% no ano, provavelmente com convergência para um número mais baixo", disse Thaís.

"Apesar de o resultado de março ter vindo mais baixo do que esperávamos, há uma leitura geral positiva. A produção de bens de capital continua crescendo pelo terceiro mês consecutivo", afirmou a economista. A produção do setor, segundo a consultoria, acumula alta de 3,7% no trimestre. "Mesmo não tendo sido uma expansão muito expressiva, e sendo reflexo das vendas de caminhões no início do ano, não deixa de ser um resultado positivo", completou.

TAGS