PUBLICIDADE
Notícias

Para UE, Eslovênia deve recapitalizar seus bancos

09:56 | 03/05/2013
A Eslovênia precisa recapitalizar rapidamente seus bancos endividados e promover alavancagem pública e privada para que a economia se recupere da recessão, afirmou nesta sexta-feira a União Europeia.

Em seu mais recente relatório sobre a Eslovênia, que é também membro da zona do euro, a UE disse que futuros atrasos na criação de um banco "ruim" para assumir empréstimos ruins do setor bancário pesarão sobre as perspectivas de crescimento do país.

A UE afirmou ainda que o governo do país terá que utilizar "recursos fiscais significativos" para fortalecer os bancos e acrescentou que esses recursos não foram incluídos nas previsões de déficit e dívida do governo.

A previsão é de que a Eslovênia necessite de pelo menos 1 bilhão de euros, ou 3% do seu Produto Interno Bruto (PIB), para recapitalizar o setor bancário, e que 4 bilhões de euros adicionais em garantias, ou 11% do PIB, são necessários para as funções do banco "ruim". "Essas quantias não foram incluídas nas projeções de déficit e dívida uma vez que a implementação e as quantias realmente necessárias ainda são incertas", disse a UE.

Alguns participantes do mercado consideram a Eslovênia o próximo candidato a um resgate da zona do euro, após o Chipre, uma vez que o país está em recessão e tenta encontrar fundos para reestruturar sua economia.

A nova previsão da UE para o crescimento do PIB esloveno este ano está inalterada em -2,0%, mas a previsão para 2014 foi cortada para -0,1%, de +0,7%. "Futuros atrasos na resolução da crise do setor bancário e do endividado setor corporativo levariam a futuras quedas nas perspectivas de crescimento", disse a UE.

O bloco agora espera que a dívida do governo esloveno ultrapasse 60% do PIB este ano e aumente para 66% em 2014. O país deve registrar um déficit fiscal de 5,3% do PIB este ano e de 4,9% no ano que vem. As informações são da Dow Jones.

TAGS