PUBLICIDADE
Notícias

Países não devem deixar redução de déficits, diz Draghi

12:10 | 02/05/2013
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse nesta quinta-feira que os países da zona do euro não podem perder de vista os esforços para reduzir o déficit orçamentário. "Não percam os progressos que vocês atingiram. Não há dúvidas de que progressos foram atingidos", comentou ele durante a coletiva de imprensa, após o BCE anunciar um corte de 25 pontos-base na taxa de juros, para 0,50%.

Draghi reconheceu que a consolidação fiscal tem custos no curto e médio prazo, mas disse que essas políticas dão credibilidade aos países, o que resulta em uma queda nos custos de financiamento. "A credibilidade é garantida por um cronograma detalhado de consolidação fiscal no médio prazo. Países que têm isso têm sido recompensados com taxas de juros muito mais baixas nos seus bônus soberanos", afirmou.

Segundo Draghi, os governos devem mitigar os efeitos contracionistas da consolidação fiscal por meio do corte de gastos, e não com o aumento de impostos. As informações são da Dow Jones.

TAGS