PUBLICIDADE
Notícias

Movimentação do Porto de Fortaleza cresce 20% no quadrimestre

12:09 | 13/05/2013
O Porto de Fortaleza atingiu 20% de crescimento neste primeiro quadrimestre do ano, totalizando 1.650.697 toneladas de cargas importadas e exportadas. O mês de abril, por sua vez, registrou a maior movimentação no mês de sua história: 470 mil toneladas. O

O principal destaque foi a carga geral, que sozinha cresceu 35% nos quatro primeiros meses do ano em relação ao período do ano anterior. Arroz, sal, frutas (melão e banana), geradores de energia eólica, ladrilhos, placas, farinha de trigo e produtos químicos diversos foram os produtos mais movimentados.

As categorias granel líquido e granel sólido também tiveram crescimento no quadrimestre. Na categoria granel líquido, os destaques foram gasolina, diesel, petróleo cru, GLP (gás de cozinha), querosene de aviação e óleo combustível.

Já na categoria granel sólido, teve movimentação trigo, coque de petróleo, enxofre e milho a granel.

"Desde 2006 não recebíamos milho. A infraestrutura para a operação é a mesma utilizada para o trigo, que nos torna hoje o segundo maior pólo moageiro do país", ressalta Paulo André Holanda, presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa que administra o Porto.

Na avaliação do presidente, além da retomada da importação do milho, o incremento do quadrimestre se deve ainda ao aumento do consumo em Fortaleza, sobretudo produtos alimentícios e insumos para a construção civil, e o aumento da importação de produtos eólicos.

Movimentação de contêiner


Também foi registrado incremento de 36,9% na movimentação de contêineres no quadrimestre de 2013, totalizando 26.277 TEUS contra 19.188 TEUS no mesmo período do ano passado. "Em breve teremos um novo pátio com 40 mil m² para aumentar a nossa capacidade de armazenamento", anunciou o presidente da CDC. 

Número de navios

216 é o número de navios cargueiros que atracaram no Porto de Fortaleza neste ano de 2013. 

Saiba mais
TEU: unidade de medida de quantidade de contêineres equivalente a um contêiner de vinte pés (6 metros) de comprimento.

Redação O POVO Online

TAGS