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Marcas estrangeiras disparam no mercado interno

Embora permaneçam na ponta do ranking marcas nacionais perdem espaço para estrangeiras

08:21 | 16/05/2013
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As novas marcas de carros importados apresentam crescimento vertiginoso, com isso as quatro marcas tradicionais do mercado brasileiro não são as protagonistas do mercado este ano. Embora permaneçam na ponta do ranking, perdem para marcas pequenas no ranking de crescimento.

Marcas importadas

Enquanto GM e Fiat apresentaram um crescimento modesto, e Volkswagen e Ford não acompanharam o aumento das vendas, Hyundai e Toyota dobraram o volume de vendas nos quatro primeiros meses do ano.

De acordo com o site autoinforme, a Hyundai foi a que apresentou o maior crescimento, passando de 28.670 unidades no primeiro quadrimestre de 2012 para 64.526 neste ano, uma alta de 125,1%. A Toyota cresceu 92,6%, saltando de 26.676 para 51.377 unidades. De comum, as duas entraram em 2013 com produção à toda dos seus lançamentos feitos no final do ano passado: HB20 e Etios foram os responsáveis pelo grande salto das duas marcas no mercado brasileiro.

Os números mostram também que o apetite do consumidor não está limitado à base do mercado. Quatro marcas de luxo tiveram crescimento de vendas expressivo no quadrimestre. A BMW vendeu 46,7% a mais do que no mesmo período do ano passado, passando de 2.430 para 3.564 unidades. Foi a terceira marca que mais cresceu no Brasil até abril. Em seguida, outras marcas de carros de luxo: a Mercedes-Benz saltou de 3.018 carros para 3.564, alta de 35,9%, e a Land Rover cresceu 23,3% (de 2.697 para 3.325 unidades).

O ranking de crescimento (formado pelas 18 marcas que venderam este ano acima de 500 unidades/mês - veja o ranking completo) tem ainda a Honda (%2b28,6%), a Mitsubishi (%2b10,6%), a GM (%2b10,1%) e a Fiat (%2b 9,4%) que cresceram acima da média do mercado, que foi de 8,5%, obtendo portanto maior participação do que no mesmo período do ano passado.

Crescimento de Mercado

Outras três montadoras aumentaram o volume de vendas em relação ao primeiro quadrimestre do ano passado mas não acompanharam a evolução do mercado. São elas: Volkswagen, com alta de 2,4% Ford (%2b 1,7%) e Citroën (%2b0,8).

Por sua vez, a Nissan e a Renault, que fecharam 2012 como as duas marcas que mais cresceram, no mercado brasileiro, iniciaram 2013 perdendo participação. A japonesa foi a que mais perdeu: vendeu apenas 25.181 unidades este ano, contra 35.923 nos primeiros quatro meses do ano passado. A razão dessa queda de 29,9% nas vendas é a limitação do volume de carros que importa do México (quase todos), porque a empresa está limitada a cota estabelecida pelo programa Inovar Auto. Já a Renault ainda sofre com a falta de produto resultado da paralisação da produção para a ampliação da fábrica de São José dos Pinhais. A francesa perdeu 7,2% no quadrimestre, caindo de 68.873 para 63.882 unidades.

A Kia, que não tem cota nenhuma sem a aplicação dos 30% extras de IPI, também perdeu muitas vendas: de 9.968 para 13.997, uma queda de 28,8%.
Peugeot (-18,6%), JAC (-7,6%), Renault (-7,2%) e Suzuki (-7,2%) também venderam este ano menos do que o período entre janeiro e abril do ano passado.

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 Redação O POVO Online

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