PUBLICIDADE
Notícias

Mais conservadores apóiam saída do Reino Unido da UE

16:57 | 18/05/2013
Um número crescente de parlamentares do Partido Conservador agora tem a mesma visão do Partido da Independência do Reino Unido (Ukip, na sigla em inglês), de que o país deveria deixar imediatamente a União Europeia (UE), disse neste sábado o vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg.

Clegg está à frente do Partido Liberal Democrata, legenda pró-UE que é parceira minoritária no governo de coalizão liderada pelos conservadores. As declarações dele ocorrem no momento em que uma nova pesquisa registra o nível mais alto de apoio ao Ukip entre potenciais eleitores e queda na taxa de aprovação do primeiro-ministro David Cameron.

Os comentários de Clegg em uma carta a colegas postada no site do Partido Liberal Democrata também ocorrem no fim de uma semana dominada por uma disputa dentro do Partido Conservador sobre a política da legenda em relação à UE. Além disso, Cameron assumiu a posição de apoiar um projeto de lei que faria o país realizar um referendo sobre a adesão do Reino Unido ao bloco no fim de 2017.

O vice-primeiro-ministro disse que há posições distintas sobre a relação do Reino Unido com a UE. "A primeira é a do Ukip e de um número crescente de conservadores, de deixar a UE imediatamente", escreveu. "Estou certo de que isso seria um grande erro para o país, pois nos tornaria mais pobres, menos seguros e colocaria em perigo milhões de empregos e bilhões de libras de investimentos."

Os parceiros da coalizão têm visões diferentes sobre a UE, e o apoio de Cameron ao referendo, após renegociar a relação do Reino Unido com o bloco, não é, portanto, uma política de governo, mas de sua própria legenda.

Pesquisa

Uma pesquisa divulgada neste sábado indicou que os esforços do Partido Conservador para destacar seu compromisso em realizar o referendo falharam no que diz respeito a interromper a alta do apoio ao Ukip. De 2.017 adultos sondados em 15 e 16 de maio, 19% disseram que vão votar no Ukip, um recorde, de acordo com a ComRes, que conduziu o levantamento a pedido dos jornais Sunday Mirror e Independent on Sunday.

No entanto, embora tenha havia um ganho de quatro pontos porcentuais desde o último mês, esse avanço do apoio ao Ukip não veio do Partido Conservador, que recuou um ponto, para 29%, mas do Trabalhista, que teve baixa de três pontos, para 35%.

A pesquisa mostrou que a taxa de aprovação a Cameron caiu, com 26% dos entrevistados concordando que ele é um bom primeiro-ministro, seu nível mais baixo na história dos levantamentos da ComRes.

A pesquisa indicou ainda que 46% dos britânicos votaria para deixar a UE se um referendo fosse realizado hoje, ante 24% que preferem permanecer como membro do bloco. Os demais disseram que não sabiam qual opção escolheriam. As informações são da Dow Jones.

TAGS