PUBLICIDADE
Notícias

Infraestrutura de transporte é o vilão do PIB, diz ANTF

11:22 | 29/05/2013
O grande vilão para o desempenho da atividade econômica do País estar abaixo das expectativas do mercado se deve à precária infraestrutura brasileira de transporte, na avaliação do presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça. Para ele, essa situação cria instabilidade e receio do setor produtivo de que não há condições favoráveis de movimentação de mercadorias de forma mais competitiva.

"Todo o sistema está frágil, desestruturado e descoordenado com o resto do País", afirmou Vilaça, ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, ao citar o desempenho da indústria e do agronegócio no primeiro trimestre do ano. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira, 29, o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) dos três primeiros meses de 2013. A economia cresceu 1,9% ante o primeiro trimestre de 2012, e 0,6% sobre o quarto trimestre de 2012. O PIB da agropecuária cresceu 17% no 1º trimestre e a indústria recuou 1,4% no mesmo período, ambos em relação ao primeiro trimestre de 2012.

Vilaça afirmou que o País necessita de mudanças na infraestrutura de transporte e logística e se diz "um pouco pessimista" quanto à uma recuperação firme dos investimentos. "Tenho dúvidas quanto a uma retomada consistente", disse.

TAGS