PUBLICIDADE
Notícias

Indústria extrativa mineral recua 6,6% no 1º trimestre

10:04 | 29/05/2013
A indústria extrativa mineral liderou a queda de 1,4% do setor no 1º trimestre em comparação a igual período de 2012. A indústria extrativa caiu 6,6% nessa base de comparação. A construção civil recuou 1,3% e a transformação, 0,7%. A única atividade a subir foi a de produção e distribuição de eletricidade, gás e água, com alta de 2,6%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na indústria de transformação, os destaques negativos foram nas atividades de máquinas para escritório e equipamentos de informática, metalurgia, produtos químicos inorgânicos, produtos farmacêuticos, têxtil e artigos de vestuário. Em contrapartida, os destaques positivos foram de veículos automotores, equipamentos de transporte, máquinas e aparelhos elétricos e mobiliário.

Na comparação com o quarto trimestre, a queda de 0,3% da indústria foi puxada pelo segmento extrativo mineral, que registrou, nessa base de comparação, queda de 2,1%. Construção civil e eletricidade e gás , água, esgoto e limpeza urbana variaram -0,1%, enquanto a indústria de transformação cresceu 0,3%.

A queda de 2,1% da indústria extrativa no setor petróleo, na passagem do quarto trimestre do ano passado para o primeiro trimestre deste ano, foi puxada pelo segmento de petróleo e gás natural.

A indústria extrativa mineral, sobretudo de minério de ferro, também apresentou queda, porém menor do que a da indústria de óleo e gás, segundo a gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis. Ela ressaltou que paradas programadas em plataformas feitas na indústria de petróleo responderam pela queda da produção e do valor adicionado da atividade.

TAGS